• contato@institutodom.org.br

Como trabalhar em Home Office?

O trabalho estilo Home Office já era algo recorrente. Porém, com o surgimento da pandemia, o que não era comum para muitas pessoas, se tornou uma realidade. Existem os prós e contras desse tipo de trabalho. Há quem ame e quem não se adapte.

Ao mesmo tempo, por vivermos um grande período nessa situação, muitas empresas e pessoas aderiram a este modelo. De todo modo, é uma realidade que veio para ficar em alguns modelos de trabalho.

Veja a seguir, o que é esse sistema e como funciona!

O que é trabalho home office?

A tradução de home office nada mais é do que escritório em casa. Teoricamente, é uma forma de trabalho em que a pessoa tem um cômodo reservado para ela. Esse cômodo é o seu escritório. Seja ele um quarto ou uma sala, por exemplo.

É o seu espaço onde se concentra tudo que se refere ao serviço. Se a pessoa é um microempreendedor MEI e é um(a) relator(a), precisa desse espaço reservado para escrever seus textos. Ao invés de estar presente na empresa, ela está trabalhando de casa, cumprindo sua jornada de trabalho.

Algumas pessoas se adaptaram facilmente a este tipo de trabalho. Outras, nem tanto. Existem vantagens e desvantagens nessa forma de trabalho. Tudo depende de como a pessoa se organiza e como é sua rotina familiar.

Confira a seguir!

Vantagens e desvantagens do trabalho em casa

Seja você prestador(a) de serviços ou tenha um trabalho fixo, a rotina e organização são fundamentais. Contudo, veja como você se sente ao trabalhar em casa.

Algumas vantagens:

  • não pega trânsito para ir trabalhar;
  • não precisa acordar tão cedo;
  • economia de tempo;
  • almoça na casa;
  • tem mais tempo para si.

 

Por outro lado, perder-se na rotina de casa pode atrapalhar sua dinâmica. O ambiente tem que ser favorável às suas atividades.

Alguma desvantagens:

  • procrastinar (ir adiando o trabalho);
  • não manter uma rotina;
  • distrair-se com as coisas da casa;
  • trabalhar em excesso;
  • acumular trabalho.

 

Quando o trabalho é fora de casa, numa empresa, por exemplo, você tem o horário de entrada e saída. Depois disso, o trabalho é só no dia seguinte.

Quando o trabalho está sendo feito em casa, há uma tendência a todo horário ser horário de trabalho. Fugiu um pouco do controle. Pense como a logística de uma empresa, tudo tem seu processo organizacional.

Entenda na sequência!

Como se organizar para trabalhar em home office?

A palavra chave para o trabalho em casa é organização. Somente através dela que você vai conseguir manter um fluxo.

Pensando nisso, seguem algumas dicas de como planejar o seu dia a dia.

  • crie uma rotina com horários;
  • reserve um lugar só para você;
  • imagine que esse lugar não é a sua casa;
  • não se distraia com a TV;
  • deixe seu ambiente de trabalho organizado;
  • estabeleça metas.

 

Entenda qual é a sua dinâmica e planeje cada dia. Assim, você terá um trabalho mais eficiente.

Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.

Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *