• contato@institutodom.org.br
3 MANEIRAS DE MELHORAR SUA GESTÃO FINANCEIRA

3 MANEIRAS DE MELHORAR SUA GESTÃO FINANCEIRA

Se você é como Fátima, uma microempresária e empregada doméstica que está procurando maneiras de melhorar sua situação financeira, você sabe como pode ser difícil administrar suas finanças quando há muitas despesas e pouca renda. Fátima, por exemplo, recentemente enfrentou um aumento no aluguel de sua casa e viu seus gastos mensais aumentarem consideravelmente.

Com uma renda limitada, ela precisava encontrar maneiras de melhorar sua gestão financeira para equilibrar suas finanças e alcançar seus objetivos financeiros. Neste post, vamos destacar três maneiras eficazes que Fátima, e você, podem adotar para alcançar seus objetivos financeiros.

Crie um orçamento

O primeiro passo para gerenciar suas finanças de forma eficaz é criar um orçamento realista. Um orçamento permite que você monitore seus gastos, identifique áreas de desperdício e faça ajustes quando necessário. Comece registrando sua renda mensal e, em seguida, liste todas as suas despesas, desde as contas de serviços públicos até os gastos com comida e transporte.

Certifique-se de incluir todas as despesas e, em seguida, subtraia esses valores da sua renda. Se a sobra for positiva, você está no caminho certo. Se a sobra for negativa, é hora de cortar alguns gastos e ajustar seu orçamento.

Além de criar um orçamento realista, é importante revisá-lo regularmente. Isso permitirá que você faça ajustes com base em mudanças em sua renda e despesas. Um bom momento para revisar seu orçamento é no final de cada mês. Dessa forma, você pode avaliar o desempenho do seu orçamento durante o mês anterior e fazer os ajustes necessários para o próximo mês.

Outra dica útil é envolver outras pessoas da família ou da equipe na criação do orçamento. Isso pode ser especialmente útil se você tem uma renda familiar ou está gerenciando um negócio. Trabalhar em conjunto para criar um orçamento pode ajudar a garantir que todos estejam na mesma página quando se trata de objetivos financeiros e pode ajudar a identificar áreas em que você pode reduzir gastos desnecessários.

Lembre-se também de que, embora seja importante criar um orçamento realista, é igualmente importante ser flexível. Às vezes, surgem despesas imprevistas, como reparos em casa ou despesas médicas. Seu orçamento deve ser flexível o suficiente para lidar com essas despesas imprevistas sem colocar em risco suas finanças gerais.

Portanto, certifique-se de incluir uma reserva financeira para esses tipos de despesas inesperadas em seu orçamento.

Use ferramentas de gerenciamento financeiro

Existem várias ferramentas de gerenciamento financeiro disponíveis que podem ajudá-la a monitorar seus gastos e receitas de forma eficaz. Um exemplo é o aplicativo de gerenciamento financeiro Mint, que permite que você acompanhe suas transações e categorize seus gastos em várias categorias.

Outra opção é usar uma planilha de orçamento, como o Microsoft Excel ou o Google Sheets, para monitorar suas finanças. Escolha a ferramenta que melhor atenda às suas necessidades e comece a usá-la para ajudar a manter seus gastos sob controle.

O aplicativo de gerenciamento financeiro Mint tem algumas vantagens em relação ao uso de planilhas de orçamento. Em primeiro lugar, ele é muito conveniente, pois permite que você acesse suas informações financeiras em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenha acesso à Internet.

Além disso, o Mint oferece recursos adicionais, como alertas de orçamento, dicas de economia de dinheiro e a capacidade de sincronizar automaticamente suas transações bancárias e cartões de crédito, o que pode economizar tempo.

Por outro lado, usar uma planilha de orçamento, como o Microsoft Excel ou o Google Sheets, pode oferecer mais flexibilidade e controle sobre como você deseja monitorar suas finanças. Você pode personalizar a planilha para atender às suas necessidades específicas e ajustá-la com mais facilidade para acomodar mudanças em suas finanças.

Além disso, usar uma planilha pode ajudá-lo a entender melhor seus dados financeiros, pois você pode ver e analisar todas as suas informações financeiras em um só lugar.

Se você não possui experiência ao utilizar planilhas, recomendamos a usar algum modelo pronto como estas deste post do Tecmundo “8 modelos prontos de planilha de controle financeiro”.

No final, a escolha entre o uso de um aplicativo de gerenciamento financeiro ou uma planilha de orçamento depende das preferências pessoais e das necessidades individuais de cada pessoa. É importante experimentar ambas as opções para determinar qual delas melhor se adapta ao seu estilo de vida e hábitos financeiros. Independentemente da ferramenta escolhida, revisar regularmente seu orçamento é fundamental para manter seus gastos sob controle e alcançar seus objetivos financeiros.

Invista em sua educação financeira

Investir em sua própria educação financeira é uma maneira importante de melhorar sua gestão financeira. Ao aprender mais sobre finanças pessoais, você pode tomar decisões informadas sobre como investir seu dinheiro e gerenciar suas despesas. Há uma grande variedade de recursos disponíveis para ajudá-la a aprender sobre finanças pessoais, desde livros sobre o assunto até seminários e workshops.

O Instituto DOM oferece muitos dos recursos mencionados anteriormente, você pode aprender mais lendo artigos do nosso blog como “5  Péssimas Consequências da Má Gestão Financeira”, ou entrar em contato conosco para ficar por dentro das mentorias e apoio que oferecemos a microempreendedores.

Conclusão

Além das três estratégias mencionadas, existem outras medidas que Fátima pode tomar para manter sua motivação e seguir em frente em sua jornada para melhorar sua gestão financeira.

Uma delas é estabelecer metas financeiras realistas e alcançáveis, como economizar para uma viagem ou um investimento a longo prazo. Isso pode ajudá-la a manter o foco em seus objetivos e a se sentir mais motivada a controlar seus gastos e economizar dinheiro.

Outra maneira de manter a motivação é recompensar-se quando alcançar suas metas financeiras. Isso não significa gastar dinheiro irresponsavelmente, mas sim planejar uma pequena recompensa para si mesma, como sair para jantar ou comprar algo que deseja há algum tempo. Isso pode ajudá-la a se sentir realizada e motivada para continuar economizando e gerenciando suas finanças de forma responsável.

No entanto, é importante lembrar que melhorar sua gestão financeira é um processo que pode levar tempo e exigir perseverança e paciência. Não se desanime se encontrar obstáculos ou desafios ao longo do caminho.

Seja flexível e esteja disposta a adaptar suas estratégias para se adequar às suas necessidades financeiras em constante mudança. Lembre-se de que os resultados valerão a pena e que com esforço e dedicação, você pode ter uma vida financeira mais segura e próspera.

 

Escrito por Matheus Pinheiro Mello.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *