• contato@institutodom.org.br

Nosso Trabalho

Atividades principais:

Apoio Empreendedor

Eco-Empreendedorismo

Assistência Social

Apoio Emocional/Mental

Estudos e Projetos

Apoio Empreendedor

Eco-Empreendedorismo

Assistência Social

Apoio Emocional/Mental

Estudos e Projetos

Apoio Empreendedor

Nosso Apoio Empreendedor
Capacitação, Mentorias individuais, Doação (Investimento Social) e Networking fazem parte do apoio oferecido para um público alvo formado por microempreendedores mulheres e homens moradores de periferias e comunidades.

As Capacitações envolvem educação empreendedora de hard skills , fundamentais para qualquer empreendedor. São vídeo aulas do Sebrae nos temas Finanças para micro negócios, Marketing Digital, Perfil & Características de empreendedores, Lucratividade, Vendas, e mais. Nossas Capacitações também podem envolver soft skills, que são tão ou até mais importantes que habilidades técnicas. 

Nosso Investimento Social (doação) envolve a compra de itens para os microempreendedores como matéria prima, cursos técnicos, equipamentos e máquinas, material de embalagem, propaganda, entre outros.

Nossas Mentorias seguem uma metodologia própria, desenvolvida pelo Instituto Dom. É uma metodologia simples porém eficaz, que busca resolver problemas pontuais.

Leia abaixo mais algumas informações sobre nosso apoio empreendedor.

Empreendedores
por Necessidade

Nosso público alvo são nano e microempreendedores por necessidade, em situação de vulnerabilidade econômica e social, geralmente de periferia ou comunidades.

ATENDIMENTO
EMOCIONAL

A pandemia só veio piorar a stuação de saúde mental e emocional de pessoas e famiílias que vivem em situações de vulnerabilidade social e econômica. Entendemos que pouco adianta capacitar um(a) empreendedor(a) que enfrenta outras dificuldades pessoais. Veja mais sobre este tema, logo abaixo.

EDUCAÇÃO
AMBIENTAL

Como bilhões de outras pessoas pelo mundo, também apoiamos iniciativas que estimulem a conservação do meio ambiente, que fomentem a reciclagem, o reuso e o uso consciente e sustentável dos recursos naturais. Por isso também oferecemos educação ambiental básica para nosso público alvo, em determinados projetos. Veja mais logo abaixo.

PRESENCIAL
E VIRTUAL

Prestamos nosss serviços de forma presencial e/ou virtual. A pandemia acelerou o processo de virtualização inclusive para o público alvo de periferias e comunidades de baixa renda.

Micro
crédito

Oferecer possibilidades de microcrédito é algo que pode ser de grande valor para nano e microempreendedores. Temos parceiros que lidam exatamente com este produto com condições muito abaixo das encontradas no mercado.

Networking

Está comprovado que além de capacitação, educação empreendedora, crédito e dinheiro semente, mentorias e mais, a oferta de possibilidades com redes de contatos também são de extremo valor para este público alvo. Por esta razão, fomentamos esta atividade.

IMPACTO
SOCIAL

Ao final, buscamos impacto social transformador alinhado com as 17 metas (ODS) Nações Unidas e alinhadas com as expectativas e necessidades de ESG das empresas.

Buscamos crescimento dos micro negócios de nosso público alvo, aumento e geração de renda e melhorias de outros indicadores de desempenho pessoas e/ou profissionais de nosso público alvo atendido.

Eco-Empreendedorismo

Desenvolvemos e executamos projetos voltados a capacitação de pessoas envolvidas com o eco-empreendedorismo. Catadores de lixo, líderes de associações de catadores, projetos voltados à reciclagem e uso sustentável de recursos naturais.

Também desenvolvemos palestras e workshops sobre o tema de educação ambienta para nosso público alvo. Projetos voltados ao tema de sustentabilidade do meio ambiente e reciclagem também são de interesse para nossa organização.

Assistência Social

Ensinamos a pescar, mas dar o peixe também é necessário O problema da fome, da insegurança alimentar de milhões de microempreendedores em situação de vulnerabilidade e as suas famílias é real e ocorre a dia. Em diversos de nossos projetos, provemos assistência social e buscamos aliviar a crise alimentar de nosso público atendido. Nossa organização também participa, investe e dedica energia a outras ações pontuais envolvendo assistência social a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Atendimento Emocional

Acreditamos que tão importante quanto todas nossas outras atividades é a questão da saúde mental e emocional de nosso público beneficiado. Tendo em vista que a pandemia da Covid-19 trouxe impactos devastadores na vida das pessoas, afetando relacionamentos, produtividade, trabalho, rotina, participação social, e principalmente o aumento de casos de violência, depressão, ansiedade, suicídio e automutilação, se faz urgente e prioritária a inclusão da Saúde Mental como uma parte essencial para que todos produzam, empreendam e se desenvolvam, reduzindo assim, a desigualdade social. Neste sentido, temos parcerias com psicólogos que fazem o acolhimento necessário para que os participantes dos nossos projetos possam empoderar-se em relação à sua própria saúde mental e assim melhorar sua qualidade de vida e aumentar suas chances de sucesso.

Pesquisas, Projetos, Estudos e Outros

Nossa organização está apta a executar pesquisas longitudinais ou transversais e desenvolver projetos ou estudos variados no tema empreendedorismo por necessidade no Brasil. Estamos muito próximos desse público alvo, o que também facilita tais atividades. Da mesma forma, estamos capacitados para executar projetos ou programas de capacitação e de coordenação de outras organizações menores ou outros agentes da cadeia de valor.

Sabemos que algumas poucas pessoas ou algumas poucas organizações não conseguirão atender ao tamanho e a profundidade do desafio que é empreendedorismo por necessidade no Brasil com foco na melhora de desempenho do público de mais de 30 milhões de pessoas envolvido neste assunto. Entre em contato para saber mais.

Apoie Nosso Trabalho

Apoiamos microempreendedores em situação de vulnerabilidade social e econômica. Atendemos as necessidades e demandas de ESG e Responsabilidade Social com projetos de apoio empreendedor, estudos, pesquisas, programas e outros. Ajudamos pessoas em situações de emergência e crise alimentar com necessidades básicas.

Organização Social Sem Fins Lucrativos

CNPJ: 35.857.711/0001-61