• contato@institutodom.org.br

O que é hashtag e como ela pode ajudar no seu post

Você sabe para que servem as hashtags? Sabe como escolher a certa quando vai postar? O que acontece se não colocar no post? São muitas questões somente para um pequeno símbolo (#), né?

Mas não se preocupe, não é tão complicado assim. Essa figura apareceu para dar uma força na hora de postar. Porém, o excesso pode não ser tão proveitoso.

Entenda agora sobre a hashtag e como você pode usá-la para agregar no seu post.

O que é hashtag?

Primeiramente, é preciso entender de onde ela surgiu. Segundo o site Techtudo, no dia 23 de agosto de 2007, “o designer Chris Messina criou no Twitter a hashtag, forma de agrupamento de mensagens que permite buscar por conteúdo com tema específico em redes sociais”.

Também conhecida como “jogo da velha” (#), o símbolo acabou virando uma grande sensação. Praticamente, são usadas em todas as redes sociais como uma forma de marcar o que está sendo postado.

Ela ajuda tanto para direcionar a postagem para o público-alvo, como para uma persona que tenha os mesmo interesses de quem posta.

Veja como ela pode ser usada.

Como usar uma hashtag?

Vamos dar um exemplo. Você tem um comércio de doces caseiros. As hashtags funcionam como uma espécie de palavra-chave. Ou seja, aquela palavra que tem o significado mais importante de um conteúdo.

Quando você está usando as redes sociais para o seu negócio, ao colocar a #docescaseiros, esse conteúdo vai se juntar a outros conteúdos que tem como tema doces caseiros.

Isso significa que, a sua marcação vai ficar junta com todas as outras com este nome. No momento em que alguém for procurar por essa palavra, a sua e a foto do seu doce, provavelmente vão aparecer para essa pessoa.

Hoje em dia é possível seguir hashtags da sua preferência. Neste caso, a maioria das postagens que usarem a hashtag que você segue, vão aparecer.   

Mas, você pode perguntar. Isso também não é ruim? Sim e não. Entenda porquê?

Qual hashtag devo escolher? 

Por mais que hoje exista uma enxurrada desse símbolo, você tem que saber escolher as que são mais relevantes. Faz parte da estratégia de marketing digital saber usar as ferramentas disponíveis para divulgar o seu negócio. 

Voltando aos doces caseiros. Essa é uma palavra chave bem usada e use-a assim mesmo. Contudo, na hora de colocar, escolha: 

  • nomes que se relacionam com o seu doce;
  • o nome do seu produto;
  • o nome da sua marca.

Esses são os três principais itens que você deve marcar. Não coloque nomes que não correspondem ao que você vende. Mencionar o nome de uma marca famosa, por exemplo, pode prejudicar sua publicidade, pois não tem nada a ver.

Você pode pesquisar por hashtags nas próprias redes sociais, no Google, em aplicativos como Lee Tags ou sites como Tags Finder.

Gostou do conteúdo?

Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão. 

Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram,  LinkedIn e nosso Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *