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O que é persona e como definir uma

Já ouviu falar em persona? Sabe o que significa e para que serve? Pois bem, você vai ver que esse é um dos meios para definir seus clientes. É uma estrutura básica que simula uma pessoa.

Através dela, é possível projetar as qualidades e necessidades de um cliente. Com isso, você terá uma perspectiva melhor e conseguirá atingir as expectativas do seu público.

Confira agora, tudo sobre persona!

O que é persona 

Para começar, no meio do marketing, persona é a criação de uma personagem fictícia com características reais. Ou seja, você cria uma personagem e dá qualidades iguais às de uma pessoa real.

Diferentemente da definição de público-alvo, a persona se limita a um único indivíduo. Por meio disso, é mais fácil saber o gosto de uma pessoa.

Pode parecer estranho ter que inventar uma pessoa para ser seu cliente, mas ajudará a definir suas metas. Sabendo suas necessidades é possível dar um atendimento personalizado.

Existe relação entre público-alvo e persona? Veja a diferença!

Como definir uma persona

No primeiro momento, usando estratégias de marketing digital você elabora quem quer alcançar com os seus produtos. 

Vamos pegar um exemplo. Imagine uma pessoa que trabalha com artesanato e vende toalhas de tricô. Ela pode vender para quem quiser, porém, se ela definir sua persona fica muito mais fácil. 

Ao criar uma pessoa fictícia, é interessante criar todas as características dela. Dar nome, idade, profissão, se é mulher ou homem, se é casada(o), quanto ganha. 

Vamos criar uma persona. Entenda como fazer. 

Nome: Carla;

Profissão: Gerente de loja;

Salário: 2.200,00;

Estado civil: Casada;

Idade: 28 anos;

Filhos: Uma menina de 4 anos.

Depois dessas definições, o próximo passo é criar uma história sobre a vida da Carla usando os dados informados.

“Carla tem 28 anos, é casada há seis anos e tem uma filha de 4 anos. Trabalha em uma loja onde é gerente e gosta muito do que faz. Faz cursos na área para poder se desenvolver mais. Na sua casa, gosta de deixar tudo decorado e variar no enfeites.”

Feito isso, você consegue ter uma ideia de como deve oferecer o seu produto ao cliente. Fica muito mais fácil fazer a gestão do seu negócio tendo uma perspectiva do comprador. 

Esta é uma base, aliada ao entendimento de público-alvo, que você vai conseguir dimensionar e oferecer melhores serviços. Tendo em vista, um atendimento personalizado.

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