• contato@institutodom.org.br
Microempreendedor individual ou empresário: como você tem cuidado do fluxo de caixa do seu negócio?

Microempreendedor individual ou empresário: como você tem cuidado do fluxo de caixa do seu negócio?

O fluxo de caixa é o coração da empresa e não pode ser negligenciado. Ainda assim, no Brasil, apenas 15% das empresas acompanham o fluxo de caixa corretamente.

O que é fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é um instrumento que mostra tudo aquilo que você recebe e tudo o que você paga num período determinado de tempo.

Assim, fica mais fácil analisar o resultado financeiro do seu negócio, já que é uma forma de organizar todo o dinheiro que entra, que sai e saber qual era o saldo inicial e qual o saldo final.

Ela é como a luz forte de uma lanterna.

Na escuridão, você aponta para baixo e consegue ver onde você deve pisar.

Quando você aponta para frente, ela ilumina o que está bem na sua frente e mostra o melhor caminho para ser bem-sucedido no futuro.

Para que você não ande no escuro e evite imprevistos desagradáveis na sua empresa, aplique essas sugestões no seu negócio:

1 – Registre todas as suas transações em categorias específicas

Se você tiver um controle rígido sobre tudo o que sua empresa paga e recebe, será mais fácil analisar e identificar onde você ganha mais e perde mais dinheiro.

Isso ajuda você a planejar o que pagar e receber todos os meses, além dos pagamentos variáveis, específicos e que ocorrem em períodos determinados.

Você pode fazer isso por criar categorias de acordo com o que entra e sai da sua empresa, sem esquecer de indicar a origem e destino de cada uma.

Exemplo:

– impostos
– gastos extras
– encargos trabalhistas

2- Faça reservas emergenciais

Após registrar todas as transações, pagamentos e recebimentos, é possível saber se você tem folga no seu caixa ou se o fluxo de pagamento está muito apertado.

Quando você identifica alguma folga no seu fluxo, é possível criar uma reserva emergencial de caixa.

Essa reserva serve para transações que você não costuma ter esporadicamente, ou seja, são emergenciais, como uma rescisão de funcionário, uma reforma, algo que possa ser específico em algum momento e não te pegue despreparado.

3 – Análise frequente

Deixar de reservar frequentemente para analisar o fluxo dos seus negócios refletirá negativamente nas finanças da sua empresa.

Todo empresário tem que cuidar do fluxo, de preferência semanalmente e se possível, diariamente.

Só assim é possível você entender como está a situação da sua empresa e extrair informações chave para o seu negócio, como se você está gastando demais com algum produto, recebe menos do que deveria para cumprir suas obrigações, entre outras.

Conclusão

Acompanhar regularmente o fluxo de caixa fará com que você seja capaz de tomar decisões mais estratégicas e assertivas para o seu negócio.

Se você acredita que esse texto vai ajudar mais pessoas, compartilhe nas suas redes sociais ou envie para um amigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *