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O que é um marketplace e quais as suas vantagens?

O que é um marketplace e quais as suas vantagens?

Um pouco diferente de um e-commerce – que é um site de vendas que comercializa somente produtos de uma loja, o marketplace traz uma proposta mais colaborativa.

Esse modelo de negócio é baseado em uma plataforma na qual diferentes lojas e/ou pessoas podem vender seus produtos.

Para os lojistas que tenham interesse em vender em um determinado marketplace precisam se cadastrar (assim como os seus produtos) na plataforma. Em troca de toda a estrutura e divulgação. É cobrada uma taxa, forma pela qual a empresa que gerencia o marketplace consegue monetizar e assim também poder lucrar.

Mas como lucrar em um marketplace?

Existem diversas formas de fazer isso:

Comissões: Com ela é o jeito mais comum para que marketplaces monetizem e lucrem. A comissão geralmente é cobrada na forma de um percentual sobre a venda e podendo variar de acordo com o tamanho dela. Mas também pode ser baseada em uma taxa fixa.

Freemium: O marketplace é oferecido de graça! Sem comissão sobre as vendas, mas cobra um valor sobre ferramentas premium. Essas podem ser desde algo que melhore a visibilidade ou que ofereça um serviço de entrega, etc.

Assinatura: Já a assinatura, também entra como uma boa opção. Podendo ser mensal ou anual, principalmente se não tem como intermediar as transações dos negócios que estão hospedados.

Mas quais são as suas vantagens?

1 – Maior retenção: É possível que os clientes fiquem mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande oferta e diversidade de produtos.

É bem mais prático realizar várias compras em um só site (e um só pagamento), do que em vários.

2 – Mais produtos e menos estoque: Ter um marketplace é ter a possibilidade de oferecer uma infinidade de produtos sem precisar ter eles em estoque.

3 – Crescimento exponencial: Como a plataforma conta com lojas variadas, públicos igualmente variados são atraídos para ela, tornando a marca mais conhecida, podendo atingir públicos internacionais. Assim você consegue ter uma maior variedade de clientes

4 – Menos custos com marketing: O potencial viral de um marketplace traz outra grande vantagem e economia, que são os custos com marketing!

Como a sua rede é formada por basicamente compradores e vendedores, será do interesse dos vendedores atraírem seu público para a plataforma, diminuindo assim a necessidade de grandes gastos.

O marketplace é considerado um atalho relativamente mais rápido para levar seus produtos de encontro aos seus clientes mas, caso você tenha uma loja virtual, é importante que você não descuide do seu negócio.

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