• contato@institutodom.org.br

O que significa ESG?

Ambiente interno com vidro em volta, com uma ponte no meio, pessoas passando e plantas ao redor.Ambiente interno com vidro em volta, com uma ponte no meio, pessoas passando e plantas ao redor.

A busca de melhores práticas ambientais, sociais e de governança

Hoje em dia, cada vez mais, tem-se usado de práticas ESG. Ela contribui para ações de investimento em empresas que pensam e atuam a favor da sustentabilidade.

Essa sustentabilidade gira em torno de vários fatores que se relacionam e impactam o mercado financeiro. Mas, o mais importante é ver se as empresas estão, realmente, fazendo boas práticas.

Confira agora o que isso quer dizer.

O que significa ESG?

Para começar, a sigla ESG significa “Environmental, Social and Governance”, ou seja, Ambiental, Social e Governança. Isso quer dizer uma busca de melhores práticas ambientais, sociais e de governança dentro das empresas.

As empresas que conseguem preencher todos os requisitos estão se saindo melhor. Ganham mais confiança e geram um impacto social importante.

Vamos entender cada um dos 3 pontos da ESG.

Ambiental

São investimentos alinhados com as questões da sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Saber fazer o descarte correto dos materiais tóxicos e poluentes, assim como, a separação e tratamento dos materiais recicláveis.

Social

As ações dentro de uma empresa respeitando as leis trabalhistas, dando apoio aos seus colaboradores, tanto física como emocionalmente. Da mesma forma, práticas no entorno da empresa que não prejudicam e beneficiam a comunidade.

Governança

É a parte administrativa que orienta o desenvolvimento da empresa. São as regras e diretrizes que dão o rumo ao relacionamento entre os colaboradores, sócios, fornecedores, consumidores, parceiros e governo. Políticas de diversidade e anticorrupção são um exemplo.

Quando surgiu e em que é baseado?

Segundo o site Pacto Global,  “O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins”.

Ele é baseado em 10 princípios que variam entre a Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

São eles:

  • As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
  • Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos;
  • As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  • A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
  • A abolição efetiva do trabalho infantil;
  • Eliminar a discriminação no emprego;
  • As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  • Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;
  • Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis;
  • As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Qual é a vantagem de investimento ESG?

As empresas que investem no programa ESG ganham mais visibilidade e, consequentemente, conseguem fazer mais parcerias. E não basta somente estar bem em um requisito, mas nos três aspectos: o Ambiental, o Social e de governanças.

Saber ser criativo e inovador nos negócios é fundamental, ainda mais se associado ao investimento ESG. Empresas que seguem esse caminho e fazem parcerias rendem mais com a sociedade.

Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.

Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram,  LinkedIn e nosso Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *