Aprendizado constante


Legenda: "Se você não conhecer a derrota, você nunca conhecerá o sucesso"


O seu micro negócio com certeza já passou por altos e baixos. É a coisa mais normal do mundo. Não há como acertar tudo, a intenção sempre é acertar mais do que errar. Os erros fazem parte da caminhada. Neste post iremos mergulhar em dois casos de empresas que são referências de mercado e que erraram na condução dos seus negócios, a Coca-Cola e a Kodak. Apesar de serem exemplos de multi-nacionais, suas histórias também se aplicam para nossa realidade de micro negócios.


A primeira é a Coca-Cola, isso mesmo, a marca mais famosa de refrigerantes do mundo já teve alguns percalços na sua jornada, que começou em 1892. No começo dos anos 80 a empresa decidiu substituir sua fórmula original por um produto com adoçante: A New Coke. Aconteceu que nos Estados Unidos a troca da fórmula não foi bem vista pelos consumidores, acarretando até em protestos. A empresa aprendeu que os norte-americanos tinham um sentimento de posse quanto a Coca-Cola original e não gostaram nenhum pouco da mudança. A avalanche de críticas terminou com o retorno à fórmula original após alguns meses, o que também alavancou as vendas devido ao destaque dado ao caso na época.


Outro exemplo que também vem do exterior é o da Kodak, empresa criada em 1888, referência em fotografia no século 20. A empresa não conseguiu acompanhar a evolução tecnológica no setor e começou a declinar nos anos 90, com a diminuição de vendas de filmes fotográficos e a sua lentidão quanto a mudança para a fotografia digital. Em 2012, a empresa entrou com um pedido de proteção à falência e já no ano seguinte conseguiu sair do processo de falência vendendo alguns de seus ativos. A Kodak está agora tentando se reerguer com personalizações de imagens e documentos, focando em um novo mercado, tentando alcançar o mesmo sucesso que teve antes.


Reconhecer o erro, diminuir as perdas, identificar novas oportunidades e tomar um novo rumo são um teste de liderança e gestão que também mandam sinais positivos para aqueles que trabalham na organização. Isso exige uma mentalidade racional, livre de emoções, capaz de focar somente nos custos e benefícios de mudar o rumo dessa história.


Como vimos no exemplo tanto da Coca-Cola e da Kodak, temos sempre que nos perguntar, - estou errado fazendo as coisas desse jeito? Esse é o caminho mais fácil? Qual a chance de isso dar errado? Gerir um micro negócio não é simples, por isso a necessidade de ter um acompanhamento e entender seu negócio como ninguém é super importante. O aprendizado deve ser constante, tentando compreender ao máximo tanto os seus erros como os seus acertos. Sei que é difícil, mas é importantíssima a ciência dessas questões.


Você sabia que o processo de impacto social do Instituto Dom inclui 3 etapas: Capacitação, Investimento Social e Assessoria na gestão dos micro negócios dos micro empreendedores?


Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais e veja como apoiamos micro empreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão. Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.




Posts recentes

Ver tudo