você sabe o que é uma ong?

Atualizado: Jun 25


Toda ajuda é bem vinda (foto: Alex Mecl)


Você já ouviu falar em ONG, mas ainda não sabe o que é? Sua função é ajudar a resolver problemas que podem ser pontuais e locais ou até em âmbito global. Entender as suas funcionalidades, sua abrangência e o que é preciso ser feito para atuarem com eficiência é fundamental para que suas ações ganhem espaço e consigam alcançar, cada vez mais, seus objetivos. Vamos entender melhor.


O que significa ONG?


A palavra ONG significa Organização Não Governamental, ou seja, é uma entidade, uma instituição que atua em causas sociais, sem fins lucrativos, praticando atividades para suprir as demandas que a sociedade precisa e não consegue o auxílio do governo.


Ela é um grupo coletivo, organizado, que busca parcerias que podem vir do próprio governo, por meio de editais, de empresas que fazem doações e apoiam a causa, como de pessoas físicas, que se dispõem a ajudar doando alguma coisa ou dedicando parte do seu tempo nas ações promovidas pela organização.


Uma ONG pode atuar em várias frentes e cada uma pode ter um seguimento específico, por exemplo:

  • Assistência Social;

  • Cultura;

  • Meio Ambiente;

  • Esportes;

  • Direitos Humanos;

  • Pesquisa;

  • Saúde.

Como já foi dito, uma Organização Não Governamental precisa de apoio pessoal, como a doação de tempo de uma pessoa, de doações de produtos e doações financeiras, para que suas ações possam ser concretizadas.


Vamos entender melhor como isso funciona na prática.


Quem pode ajudar uma ONG?


Uma pessoa pode se voluntariar e ir para a linha de frente. O que isso significa? Se a instituição precisa arrecadar alimentos, por exemplo, vai precisar que uma pessoa ou um grupo de pessoas recolha as doações, organize e faça a distribuição para famílias que estão passando por necessidades e precisam dessa ajuda.


Uma empresa também pode apoiar uma causa e destinar uma verba para projetos que estejam alinhados com as suas propostas. Essa verba pode vir através de doações que podem ser descontadas do Imposto de Renda da empresa.


Através de editais públicos e privados também é possível que uma ONG consiga captar recursos para as suas atividades. Tudo vai depender que ela tenha um planejamento, crie um projeto e apresente uma proposta estruturada conforme as características do edital. Se o projeto for aprovado, ela consegue uma verba para desenvolver seu projeto.


Como saber os resultados das ações de uma ONG?


Cada uma delas tem uma forma de divulgação das suas ações. Hoje em dia é muito fácil acompanhar a atuação de uma instituição, pois elas estão presentes nas redes sociais, postando e divulgando suas atividades, como em seus sites e blogs, mostrando com transparência os resultados obtidos.


Para que cada vez mais o trabalho de uma ONG possa chegar aos que estão passando por um período difícil e que ela desenvolva suas ações de forma eficaz, a divulgação de seus resultados é essencial para ampliar a conscientização das pessoas e empresas que estão dispostas a ajudar e ainda não sabem como doar seu tempo ou ajudar financeiramente.


Deixe um comentário aqui para nós. Isso vai ajudar a melhorarmos nosso conteúdo para você.


Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais e veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão. Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.







Posts recentes

Ver tudo