Vantagens e desvantagens do coworking


coworking, espaço para trabalho coletivo com cadeiras e mesas. Algumas pessoas trabalhando
Trabalhando no coworking

O uso do espaço de coworking vem se tornando cada vez mais comum. Existem algumas facilidades nessa forma de trabalho. Porém, para algumas pessoas, ele pode não ser o ideal.


Cada um tem uma forma de se adaptar e saber até onde consegue compartilhar um espaço de trabalho fora de uma empresa. Por isso, analise se é o seu caso.


Acompanhe a seguir como isso funciona.


O que significa coworking?


A ideia de coworking vem do compartilhamento de um espaço de trabalho. Diferente de um escritório formal de uma empresa, onde todos que trabalham nela, o coworking é individual, porém compartilhado. Segue o exemplo.


Em um ambiente de empresa, onde todos dividem o espaço, eles estão trabalhando sempre em função de algumas regras específicas dessa empresa. Cada um complementa o trabalho, dentro de cada repartição.


Já no ambiente de coworking, a pessoa tem mais liberdade, pois é ela quem faz as suas regras. Chega a ser parecido com o trabalho home office, mas com algumas diferenças, pois não é a sua casa.


Veja a seguir como funciona.


Como trabalhar em um coworking?


Cada espaço, pode ter uma estrutura diferente da outra, contudo, o princípio é o mesmo. Pode ser com mesas grandes em que as pessoas se dividem nelas, como em salas fechadas, ideais para reuniões em grupo.


Para quem escolhe esse local de trabalho, paga para usá-lo. Tudo vai depender da necessidade da pessoa. O aluguel pode ser:

  • diário;

  • mensal;

  • semestral;

  • anual.


É propício para trabalhadores autônomos ou para quem trabalha em uma empresa e tem a possibilidade de trabalhar em casa. Porém, se na casa a pessoa não consegue se concentrar, é no coworking que ela pode resolver o seu problema.

Ali, também, parcerias podem ser construídas, já que neste local várias pessoas, de diversas áreas, acabam indo trabalhar.


É uma maneira de conhecer outros profissionais que podem ajudar na inovação e criatividade do seu negócio. É um ambiente de flexibilidade e relações humanas.


Quais as vantagens e desvantagens?


Para quem quer ter autonomia e não consegue se concentrar estando em casa, o coworking é um bom lugar.

  • sua mesa já está reservada;

  • pode criar novas amizades e parcerias;

  • o trabalho pode render mais;

  • é um ambiente diferente;

  • não se cansa da casa.


Agora, para já prefere um espaço reservado, sem pessoas ao lado e conseguem produzir em casa, o coworking vai servir para conhecer ou marcar eventuais reuniões que precisam ser presenciais.


Como em uma empresa tem a sua logística, você precisa saber como o seu trabalho rende melhor em determinado ambiente.


Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.


Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.





Posts recentes

Ver tudo