Onde buscar inspiração para os negócios


A inspiração pode estar em vários lugares

Às vezes surge aquela dúvida para saber de onde tirar inspiração para os negócios. Como a ideia é sempre buscar por inovação, pode ser um pouco difícil encontrar ideias novas.


Porém, nada que a prática, pesquisa e fazer perguntas não deem uma forcinha. Isso está mais perto do que você imagina. É só uma questão de manter a atenção e, claro, o acaso também pode contribuir.


Veja a seguir como tudo começa!


O que é inspiração?


Essa pode ser uma grande polêmica. Uns acham as pessoas inspiradas e outras nem tanto. Mas, será que a inspiração já vem com a pessoa?


Para alguns ser criativo e inovador nos negócios pode parecer simples, contudo, estamos acostumados a ver só o resultado final. Esquecemos que teve todo um processo até chegar em um determinado ponto.


Algumas pessoas têm maior habilidade para algumas áreas como arte, matemática, ciência, música, etc. Outras conseguem, com prática, adquirir essas habilidades.


Pense que para ter inspiração você precisa ter referências. Se você tem uma loja de camisetas, como outros empreendedores estão fazendo para divulgar seus produtos? Qual é a tendência do momento?


A inspiração não é uma coisa que vem do nada, mas vem daquilo que você vive, daquilo que está à sua volta. Confira na sequência!


Quais os lugares para buscar inspiração


As fontes podem ser variadas. Se você busca por empreendedorismo e crescimento nos negócios, as dicas podem ser variadas. É bom definir quais serão as suas metas.


Vamos fazer uma pequena lista e depois vamos comentar:

  • livros;

  • filmes;

  • revistas;

  • comerciais;

  • redes sociais do seu segmento;

  • cidade;

  • fotografias.

A lista é grande e ainda teria mais coisas para acrescentar. Mas, vamos aos poucos:


Livros

Eles podem trazer ambientes e personagens interessantes. A descrição, às vezes com detalhes, pode ajudar como inspiração.


Filmes

Assim como os livros, os filmes são ricos em detalhes. Ainda mais que você tem a possibilidade de ver cada cena.


Revistas

Tanto os textos como as fotos podem ser um bom lugar para se inspirar. Preste atenção às formas gráficas.


Comerciais

Em poucos segundos, um comercial precisa convencer a pessoa de alguma coisa. Tente perceber qual é a dinâmica usada.


Redes sociais do seu segmento

Inspire-se em outros profissionais da sua área. Mas, atenção! Inspire-se e não copie, senão você deixa de ser original, perde pontos e pode ter prejuízos.


Cidade

A cidade é rica em informações. Ande por ela com calma e olhe para os detalhes, aqueles lugares que você não presta atenção. Você pode se surpreender.


Fotografias

Elas contam uma história. Olhe para elas e imagine a situação acontecendo. Tente extrair o máximo da sua imaginação.


Percebeu como temos muitas opções? Mas isso só vai trazer bons resultados se tornar uma prática constante.


Coloque suas ideias no papel, por mais simples que você pense. Só assim, você vai conseguir ter inspiração. É como o exercício muscular. Exercite o seu pensamento para que ele fique, cada vez mais, inspirado!



Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.


Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.







Posts recentes

Ver tudo