• contato@institutodom.org.br

O velho e o mar e o empreendedorismo

O microempreendedor é sinônimo de luta, pelo menos no nosso vocabulário. Quantas vezes microempreendedores tiveram que enfrentar uma situação complicada e mesmo assim conseguiram dar um jeito. É disso que queremos falar hoje neste post; de como enfrentar as coisas e as dificuldades.

“Ele era um velho que pescava sozinho em seu barco, na Gulf Stream. Havia oitenta e quatro dias que não apanhava nenhum peixe. ”

 

Começa assim o romance “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway, vencedor do prêmio Nobel de 1954. Aqui vai um pequeno resumo desse livro que pode ser engrandecedor para você, caro empreendedor(a).

O livro conta a história desse experiente pescador, que conseguiu fisgar um enorme peixe que chegou até carregar o seu pequeno barco, passando por maus bocados, sofrendo com um sol ardente, e demasiadas feridas por conta de sua luta com o peixe. Ele até poderia desistir, mas não o fez. Depois de alguns dias, ele consegue matar o peixe. Só que ao voltar para terra firme, ele se depara com diversos tubarões que destroçam o peixe, restando somente a carcaça.

Santiago chegou a praia morto de cansaço com a carcaça do peixe, chegando a dormir por ali mesmo no relento. A comunidade que achava Santiago ultrapassado, ficou impressionado com o tamanho da espinha do peixe quando o vira pela manhã. Nunca ninguém pegou um peixe daquele tamanho. Todos foram saudar e respeitar o velho pescador.

O que este belo livro nos ensina? Que a vida é cheia de obstáculos, mas não podemos nunca deixar que esses obstáculos nos aborreçam ou façam a gente parar. A vida é uma luta incessante. Assim como na história, sempre haverá intempéries que podem atrasar o seu objetivo, mas nunca podemos nos deixar levar por isso.

Esse livro traz à tona sobretudo a história de um empreendedor que rala, com coragem, com inúmeros desafios pela frente, que faz as coisas sem pestanejar, semelhante a você empreendedor no seu dia-a-dia. Vemos isso constantemente a cada esquina, são muitos os exemplos; cabeleireiros, donos de restaurante, costureiras, que apesar de tudo acordam cedo e vão buscar todo dia um novo amanhã. 

Que tal seguir os exemplos ilustrados no livro O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway?

Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais e veja como apoiamos micro empreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão. Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram,  LinkedIn e nosso Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *