O que é uma startup e como funciona?


Homem segura um protótipo e apresenta para algumas pessoas sentadas em um sofá
Uma startup traz inovação

Provavelmente você já fez uso de algum desenvolvimento que uma startup criou. Pode até não saber, mas muita coisa aconteceu para que isso acontecesse.


Ela traz um modelo de negócio que procura ser inovador, facilitando assim, a vida do usuário. Gera um movimento na economia, mas está dentro de um campo de incertezas.


Como isso pode ser? Confira a seguir!


O que é uma startup?


Basicamente, uma startup tem um modelo de negócios repetível e escalável, em um ambiente de incertezas. Porém, procura trazer alguma inovação quase sempre tecnológica.


Vamos ao passo a passo.


Repetível

Ela vende o mesmo produto repetidas vezes, podendo ser de forma ilimitada. Ou seja, o modelo de filmes streaming, como no caso da Netflix.


Escalável

A empresa consegue crescer cada vez mais sem alterar seu modelo de negócios, sem gerar muito custo, mas aumentando seu faturamento.


Ambiente de incertezas

Não é possível afirmar com certeza que esse modelo vai dar certo. É quase como uma aposta. Você vê uma necessidade ou oportunidade e apresenta uma solução. O sucesso vai depender do público e se isso resolve seus problemas.


Gerar valor

Um bom exemplo são os negócios de franquia. Quanto mais são abertos, eles geram valor para aquela marca, proporcionando assim, maior renda e aumento de capital.


A grande questão que envolve uma startup é o empreendedorismo e crescimento do negócio. Entenda!


Como funciona?

Quem vai começar uma startup tem que pensar em como solucionar um problema. Qual e como é a maneira que isso vai ser feito. Assim, é preciso fazer uma pesquisa de mercado.


Para isso, é necessário pensar fora da caixa. Sair do convencional. Desse modo, será possível fazer inovação.


Pode ser através de um apoio para a sua empresa ou você se organiza e investe por conta própria.


Basicamente o que envolve sua criação é:

  • dedicação;

  • autonomia;

  • risco.

É agregar uma ideia a uma necessidade. Nem sempre precisa ser um desenvolvimento tecnológico, mas a tecnologia está associada a ele. Veja um exemplo.


Desafiar toda uma cadeia de negócios de hotelaria. Foi o caso da Airbnb. Por meio de um site e aplicativo, você pode colocar a sua casa ou apartamento para alugar. Comparado a um hotel, sairá bem mais barato para a pessoa que quer alugar.


Você une a necessidade de uma pessoa à outra por intermédio de um modelo de negócios. Uma startup pode ser criada por uma pessoa ou por um grupo de pessoas.

Cada vez mais esse tipo de empreendimento vem ganhando espaço. Tudo começa com ideias, inovação e resolução de problemas.


Gostou do conteúdo? Comente com a gente!


Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.


Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.


Posts recentes

Ver tudo