O que é ser um voluntário?

Atualizado: Jun 22


Voluntário (foto: Ray Sangga Kusuma)



Você já ouviu falar que tal pessoa ou até uma pessoa conhecida sua está trabalhando por uma causa social, que está doando um pouco do seu tempo para ajudar outras pessoas menos favorecidas socialmente ou economicamente?


Se, por acaso, você nunca ouviu ou se já sabe o que é, isso é ser voluntário. Para que você entenda mais sobre esse assunto, vamos falar um pouco dos seus significados, para que serve, quais os objetivos, quem pode ser e como é possível ajudar nessa causa.


O que significa ser voluntário?


Poder ajudar as pessoas a terem uma qualidade de vida digna é essencial para diminuir a desigualdade social, preconceito e exclusão que elas sofrem em seu dia a dia. Para isso, são necessárias algumas ações que ajudem nessa transformação como iniciativas solidárias, humanistas e altruístas.


A pessoa que pratica tais iniciativas, que separa uma parte do seu tempo em benefício ao próximo, ajuda o outro sem ter um retorno financeiro, seja individualmente, em grupo ou participando de uma ONG, está praticando o voluntariado. Ou seja, está praticando uma atitude solidária em prol do outro. Isso traz vantagens para quem ajuda e para quem é ajudado.


Quem ganha com isso?


Pessoas ou grupos menos favorecidos estão nessa situação porque estão passando por dificuldades e que, sozinhos, não conseguem ter subsídios suficientes para se manterem ou seguirem com seus negócios. A pessoa, seja física ou jurídica, que promove uma ação em favor a quem está passando por um problema, tem a satisfação e o benefício de diminuir as grandes desigualdades encontradas em nossa sociedade.


As pessoas que recebem essa ajuda têm a sua autoestima levantada e ganham a possibilidade de se restabelecerem, ter uma vida mais digna e criarem novas expectativas comunitárias e econômicas, gerando, assim, um ciclo de impacto social tanto em sua comunidade como na sociedade de modo geral, melhorando a igualdade social.


Como ser um voluntário?


A partir do momento em que você ou sua empresa deseja ajudar quem precisa, de forma humanista, você pode:


  • Procurar uma entidade no seu bairro que faça assistência social e ver quais as necessidades e que tipos de ajuda estão precisando;

  • Se você não conhece ninguém, sites como o Atados reúne várias entidades e ONGs que, com seus propósitos, dão possibilidades para o voluntariado;

  • O próprio Instituto DOM conta com voluntários, mas sempre precisa de parcerias para levar suas propostas e ações para mais pessoas que precisam de apoio.


Essa é uma causa que pode ser ampliada cada vez mais e você pode conhecer os resultados das ações do Instituto DOM de apoio aos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.


Veja também nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook. Campartilhe essa causa!





Posts recentes

Ver tudo