O que é infoproduto e como criar um


sobre uma mesa está um computar, um tablet e uma caneca com café
As possibilidades do infoproduto

Se você sempre navega pela internet, já deve ter usado um infoproduto. Talvez não soubesse que era um, mas é mais simples do que se imagina. No meio digital, ele se torna cada vez mais comum e pode ser muito útil.


Seja para informar, resolver um problema ou dar dicas, ele ajuda a facilitar e encurtar caminhos. Contudo, muitas pessoas preferem o contato presencial, pois conseguem absorver melhor as informações.


Mas afinal, o que isso significa? Sigamos em frente!


O que é um infoproduto?


O infoproduto nada mais é do que um produto digital. Ele é criado para ajudar a resolver um problema, tirar dúvidas, informar. Para que ele chegue ao consumidor, tudo depende de como é feita a estratégia de marketing digital.


Como a sua função é criar um conteúdo, ele pode ter vários formatos para chegar a diversos públicos. Tudo depende do que será informado e para quem.


Está associado a um tipo de demanda e a geração de um produto que possa ser de interesse ao consumidor. Quem cria um infoproduto é uma pessoa ou uma instituição, por exemplo, que tem um conhecimento e oferece esse conhecimento por meio desse material.


Veja a seguir, quais são os tipos.


Quais são os tipos de infoprodutos?


No meio digital, as possibilidades são diversas. Com o tempo, novas formas e formatos de comunicação vão aparecendo. Porém, alguns modelos são bem conhecidos. Seja através de um e-commerce, um site ou de um blog informativo.


Alguns dos modelos de infoprodutos mais comuns são:

  • e-book;

  • áudio book;

  • cursos online;

  • webinar;

  • PDF;

  • podcast.


Vejamos um exemplo para entender melhor como funciona essa dinâmica. Um empreendedor que tem o seu negócio e quer que ele cresça e alcance mais pessoas. Um(a) professor(a) de violão.


Ele(a) tem o conhecimento sobre o assunto e quer ensinar as pessoas. A maneira que que esse(a) professor(a) tem para ensinar é criar um produto digital. Pode-se utilizar vídeo aulas, e-books e uma webinar, ao vivo, para tirar dúvidas.


Este conteúdo pode estar hospedado em um site ou blog, por exemplo. E, através dele, as pessoas podem ter acesso ao material.


O próximo passo, é saber criar um. Confira a seguir!


Como criar um infoproduto?


A primeira coisa a ser feita é escolher um segmento em que você domine. Tenha o conhecimento suficiente para passar a informação sobre o seu produto. Resolvida essa etapa, é preciso definir qual o seu público-alvo. Para quem interessa aquilo que você oferece?


No exemplo da aula de violão o(a) professor(a) pode buscar uma parceria com alguém que produza o e-book. Outra parceria com alguém ou um site voltado para cursos, para agregar o seu conteúdo.


Ter parceiros pode ser um bom caminho para quem não conhece as ferramentas de criação digital. Também não sobrecarrega uma só pessoa e ela tem tempo para elaborar suas aulas.


Depois de tudo pronto e a divulgação estiver em andamento, quem acessar o curso, terá a sua disposição todo material para aprender. Mas, cada caso é um caso em específico. Avalie o seu e siga em frente!


Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.


Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.


Posts recentes

Ver tudo