O que é impacto social e o que ele pode fazer


pessoas com as mãos juntas buscando união
As pessoas se unem para fazer a diferença

Você já ouviu falar em impacto social? O que será que pode ser mudado quando se tem um problema? Imagine, então, que uma pessoa ou um grupo de pessoas estão em dificuldades sociais. Seja moradia, alimentação, desemprego ou saúde.


Como é possível oferecer algo que resolva esses problemas? Pois, é justamente quando se tem um problema que entram em ação iniciativas para resolvê-los. Vamos entender melhor.


O que é impacto social?


A grande questão quando se pensa em impacto social é em que ele pode gerar transformação. Já que é a partir de uma dificuldade que uma ação será feita. Para explicar melhor, vamos ver um exemplo de empreendedorismo que pode ser feito.


Em uma pequena comunidade existe um grupo de pessoas em situação de rua. Algumas pessoas dessa comunidade se juntam com a finalidade de fazer uma ação. Elas distribuem marmitas. Isso já promove apoio social para os que estão passando por necessidades.


Porém, isso é só uma parte do que ainda pode ser feito. É preciso a construção de práticas que levem à uma mudança. Ou seja, somente com uma série de procedimentos é que resultará em mudança para essas pessoas em dificuldades.


Veja o que pode ser feito.


Como gerar impacto?


Mas, e agora? Ainda não está resolvida a questão das pessoas estarem em situação de rua e sem emprego. Aprender sempre é importante e traz mudanças.


A comunidade pode montar uma biblioteca comunitária que atenda ao bairro. Em contrapartida, grupos de leitura podem ser formados. Para os que não sabem ler, aulas de alfabetização. Dessa forma, criam-se condições de transformação.


Outra ação para complementar essas atividades é a criação de cadernos artesanais e oficinas de encadernação cartonera. Isso pode gerar renda para essas pessoas. Consequentemente, solucionar um problema é o propósito dessas realizações.


Mas, a comunidade não precisa estar sozinha. Ela pode buscar apoio. Confira!


Quem pode ajudar?


Se no seu bairro tem um grupo de pessoas organizadas, esse é um grande passo. Mas, se ainda não tem, junte algumas pessoas. Contudo, para gerar impacto social e não estar só, também é possível buscar ajuda, como:

  • ONGs;

  • Empresas privadas;

  • Empreendedores;

  • Startups.

Em resumo, esses são alguns exemplos de entidades ou grupos que podem realizar parcerias. No entanto, por meio de voluntários que queiram fazer a diferença, é mais uma opção. Além de que, você pode criar um negócio de impacto social.


Ou seja, estar em uma missão social inovadora e relevante, certamente trará impacto.


Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão. Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.