O que é Empreendedorismo?

Atualizado: Fev 15


Empreendedorismo é colocar ideias em ação. É colocar ideias em alguma coisa “concreta” podendo ser um produto, uma empresa, um serviço, um movimento, uma mudança dentro de uma organização ou similar.


Empreendedorismo é idealizar, coordenar e realizar e geralmente envolve riscos e algumas vezes envolve algo novo.


Segundo este artigo do Sebrae, ser um empreendedor não necessariamente significa ser “um empresário”, e o contrário também não é necessariamente verdade.


Um empreendedor é aquela pessoa que tem ideias na cabeça e se mexe para realizar estas ideias. Essa pessoa geralmente tem um perfil versátil, com habilidades diversas como por exemplo comunicação, vendas e persuasão, alguma liderança, foco, resiliência, flexibilidade, paixão, automotivação, criatividade, tomador de decisões, entre outras características.


Mas nem todo empreendedor possui todas estas habilidades e existem casos de empreendedores do tipo visionário que possuem a grande habilidade de enxergar oportunidades em todos os lugares mas menos habilidades para concretizá-las sem a ajuda de outras pessoas. Não é necessário ter todas estas características mencionadas acima para ser um(a) empreendedor(a). Mas é necessário ter vontade e disposição!


Alguns dizem que empreendedorismo está diretamente ligado a inovação. Mas na realidade isso não é necessariamente verdade. Alguém pode ser um empreendedor fazendo churrasquinhos de carne na esquina da rua pois só isso já requer diversas habilidades e iniciativas que nem toda pessoa tem.


A verdade é que o Brasil é um país de empreendedores, inclusive pela falta de oportunidades de trabalho formal. São milhões de empreendedores, a grande maioria micro empreendedores.


Um artigo do jornal Valor que está em nosso website diz que há mais de 24 milhões de micro empreendedores menos favorecidos por conta própria no Brasil. É um número enorme de pessoas e muitos tem dificuldades para resolver dificuldades ou seguir adiante.


Das dezenas de dicas que existem sobre como se tornar um empreendedor, nós vamos resumir em duas:


1. Identifique seu sonho, a sua visão e

2. Encontre o caminho para realizar e tornar este sonho em realidade.


Isso pode envolver planejar, estudar o assunto, conversar com outras pessoas, tomar riscos, errar, voltar atrás e seguir em frente!


Conheça um pouco mais sobre nossa organização sem fins lucrativos aqui mesmo no website ou nas nossas redes sociais Facebook, YouTube e Instagram. Nosso LinkedIn é mais voltado para o público empresarial, mas vale a pena olhar também.

Posts recentes

Ver tudo