O que é a jornada do cliente


Representação por desenho de um funil dividido em formas retangulares
O caminho de compra de um cliente

Já ouviu falar em jornada do cliente? Talvez você nunca tenha ouvido, mas é bem possível que você tenha feito essa jornada várias vezes.


De uma forma ou de outra, toda vez que vamos fazer uma compra, também fazemos um percurso. Isso serve para compra virtual como para a física. Porém, com algumas diferenças.


Aprenda a seguir, como é traçado este caminho.


O que é jornada do cliente?


Pensa em quando você quer comprar um produto. Qual é o caminho que você faz? No primeiro momento, você tem um interesse. Depois, parte para a pesquisa. Em seguida, faz as análises e, por último, decide se compra ou não.


Se tudo acontecer por uma loja física, você vai até ela, olha o produto, pergunta, tira dúvidas, negocia o preço e resolve se compra ou vai pesquisar em outra loja.


Em uma loja virtual como em um e-commerce, por exemplo, você entra pelo app ou por um site, olha as fotos do produto, vê suas informações, dependendo do site você consegue fazer perguntas, observa se tem promoção. Se não gostou do site, logo vai para outro.


Percebe como os dois casos são similares? Só que um é físico e o outro virtual. É uma escolha do cliente de onde comprar.


Mas você também pode ser atraído pela propaganda de um site e ir em uma loja para ver o produto de perto. Ou seja, podendo ser uma necessidade ou não, alguma coisa influenciou você para ir atrás do produto.


Esse processo todo feito por você é uma jornada do cliente. Mas, também, existem outros fatores como o funil de vendas. Confira na sequência.


O que é funil de vendas?


O funil de vendas já é um desenvolvimento bastante presente no marketing digital. As lojas e empresas usam esse procedimento para identificar e atrair seus clientes ou potenciais clientes. Pode imaginar um funil, mesmo. Nesse, caso ele tem três etapas:

  1. topo do funil;

  2. meio do funil;

  3. fundo do funil.

Veja como se configura cada parte:


1.Topo do funil

É o chamado reconhecimento do problema. Ou seja, o público quer saber sobre o produto e busca por informações.


2. Meio do funil

É a busca de solução. Aqui o potencial cliente já sabe qual é o seu problema ou sua dor, e está entrando em fase de decisão. Ele quer mais informações sobre o produto.


3. Fundo do funil

É onde o produto é apresentado. Isso significa que, esse produto resolve os problemas do cliente e tem uma série de vantagens.


Em muitos casos, ainda existe uma quarta etapa, que é manter o cliente engajado. Pode ser por meio de promoções, saber se o produto satisfez as necessidades, mantê-lo próximo perguntando sua opinião.


Não é uma coisa complicada, mas que acabamos fazendo sempre que procuramos comprar alguma coisa.


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