Empresa júnior e jovens empreendedores


Empresa júnior e jovens empreendedores

A Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e administrada por alunos de um curso superior.

Para os alunos é uma oportunidade de interação profissional entre os membros da empresa. Podendo fazer uma troca de experiências para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e claro, profissional.

Já as empresas vão se beneficiar com os projetos que são desenvolvidos pelos alunos, com alta qualidade e com baixo investimentos já que as empresas júnior não visam lucros.

E as universidades que investem nessas empresas podem ter um ótimo retorno de imagem, novas parcerias, clientes e até mesmo novos alunos.

Mas como ela funciona?

Para o aluno que deseja ingressar em uma empresa júnior, deverá participar de um processo seletivo que é basicamente uma prova de conhecimentos gerais, entrevistas, redação e dinâmicas em grupo. Mas lembrando que essas etapas podem variar de empresa para empresa.

Para montar uma associação desse tipo em sua universidade, irá depender de certos fatores muito importantes, como um plano de negócios, membros para a equipe e crédito financeiro, já que toda empresa precisa de capital e investimento para poder assim iniciar com o seu projeto. Essas empresas podem contar com doações de instituições governamentais ou não governamentais.

As empresas júnior vão contribuir ativamente para o desenvolvimento da sociedade a qual está inserida, podendo oferecer serviços de baixo custo para a comunidade local.

Um estudo feito pelo programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2018 apontou um aumento do empreendedorismo por oportunidade no Brasil.

Um dado que também chama a atenção é o crescimento do público jovem entre os novos empreendedores: de 2017 para 2018, a participação de pessoas de 18 a 24 anos subiu mais de 17%, considerando o número total de empreendedores.

Essas empresas vêm se apresentando como uma excelente alternativa para uma revolução em toda a metodologia de ensino superior do Brasil e até mesmo do mundo.

Uma das principais vantagens é justamente a possibilidade de se preparar diretamente para o mercado logo nos primeiros semestres da faculdade, o que é uma experiência que pode ajudar os jovens a estarem ainda mais preparados para o mercado de trabalho que está cada vez mais concorrido e competitivo, ou ser uma porta de entrada para iniciar com o empreendedorismo.

Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.

Posts recentes

Ver tudo