Competências e Perfil de Empreendedores


Você sabe quais são as competências típicas, mais comuns entre empreendedores?


Pois dependendo da fonte, você vai encontrar respostas ligeiramente diferentes mas estas competências abaixo com certeza estão na maioria das listas:


· Proatividade

· Mão na massa

· Aprendizagem rápida

· Adaptação

· Agilidade

· Curiosidade

· Multidisciplinar


Então vamos falar um pouco de cada um...


Empreendedores precisam ser proativos(as)! Ficar esperando acontecer ou esperando os outros fazerem não vai dar certo. Até porque o empreendedor tem pressa, sua ideia é inovadora, outros estão correndo também e quem chegar primeiro leva vantagem.


A característica de mão na massa tem bastante a ver com proatividade. Não adianta ser proativo mas não meter a mão na massa, sujar as botas, suar a camisa. Por isso empreendedores metem a mão mesmo, no detalhe, no micro e no macro, do assunto pequeno ao assunto grande.


Aprender com rapidez e adaptação são outras competências muito presentes em empreendedores. Não é necessariamente aprender uma matéria de um curso ou um tema, mas sim aprender e se adaptar com agilidade podendo ser no meio de uma reunião! Se durante a reunião o possível investidor falou algo diferente do que você tinha na cabeça, e fez sentido, então incorpore aquele novo aprendizado, adapte seu modo de agir e já mude ali mesmo na hora com uma nova resposta ao investidor. Fique atento! Absorva cada detalhe, cada informação com velocidade. E adapte-se para aquilo que você aprendeu.


Ainda na competência de adaptação, é importante o empreendedor se adaptar conforme os acertos ou erros vão acontecendo. Errou o caminho? Então adapte-se, mude a direção e siga. A situação dos seus clientes mudou? Então adapte-se negócio e siga. Nada vai ficar igual; mudança é a realidade de hoje em dia, portanto é necessário saber se adaptar as mudanças.


Agilidade está relacionado com algumas competências que falamos acima, não é... É necessário ter agilidade na adaptação às mudanças pois adaptar ao passo de tartaruga vai te fazer perder a mudança seguinte e os aprendizados entre um mudança e outra.


Curiosidade é uma competência interessante e importante para empreendedores. Isso porque a mente curiosa é a mente que aprende e quem aprende mais e melhor, sai na frente! Pode ser curiosidade de querer conversar por 2 minutos com o palestrante que acabou de falar. Pode ser curiosidade para saber como um concorrente criou seu produto. Pode ser curiosidade para pesquisar outros fornecedores além daquele que você está acostumada.


Para finalizar, empreendedores geralmente são multidisciplinares. Ou seja não são excepcionais em nenhum assunto mas sabem um pouco de muitas coisas e muitos assuntos. Por assuntos aqui estamos falando de coisas como finanças, vendas, marketing, liderança, saber falar com investidores mas também saber engajar a equipe. Enfim, empreendedores possuem pelo menos 10 chapéus no armário e cada hora eles vestem um, dependendo da circunstância. Ora é um chapéu para saber vender seu negócio ou seu produto. Ora é o chapéu para motivar seus funcionários ou convencer seu fornecedor a te dar uma melhor condição. Enfim, saber de muitos assuntos é uma competência importante.


E você, tem estas ou outras competências? Lembre-se que não é necessário ter todas, mas pelo menos saber seus pontos fortes e fracos seria importante. Tentar melhorar em alguma competência ou característica também seria um bom caminho.


Conheça mais do Instituto Dom! Entre em contato conosco.


Visite e conheça nossas redes sociais! Acesse visite, curta, compartilhe...


Instagram

Facebook

YouTube

LinkedIn


Posts recentes

Ver tudo

Nosso instituto

contato

Instituto Dom

Somos uma Organização Sem Fins Lucrativos

CNPJ: 35.857.711/0001-61

Envie sua mensagem

© 2021 por Instituto Dom  | Todos os Direitos Reservados

CONECTE COM o instituto