Como usar as redes sociais para o seu negócio


Redes sociais como ferramenta para divulgar o seu empreendimento



Você já parou para pensar como o uso das redes sociais podem ajudar na divulgação do seu negócio e quais as possibilidades de ampliar o seu alcance? Embora o uso delas esteja muito na moda, saber como usar as ferramentas que estão nesses aplicativos é muito importante para obter um resultado eficiente. Vejamos algumas possibilidades que esses meios de comunicação podem nos oferecer.


O que são redes sociais?


Como o próprio nome já indica, é um lugar onde você pode se relacionar com pessoas e grupos. Pense no seu grupo social, por exemplo. É composto por familiares, amigos, colegas de escola e trabalho, vizinhos, etc. Por vezes, essas pessoas que estão ao seu redor também acabam se conhecendo. Isso faz parte das relações humanas.


No caso do relacionamento que acontece por meios digitais, intermediada por aplicativos digitais como Pinterest, Instagram, Facebook, Whatsapp, Twitter, entre outros, pode-se conectar pessoas e grupos que não só estão perto como estarem em outros países.


Além de facilitar a comunicação, esteja perto ou distante, é uma possibilidade de conhecer novas pessoas e criar um relacionamento profissional se você tem um empreendimento. Mas o importante é separar as coisas. Entenda a seguir.


Como devo divulgar o meu negócio na internet?


O primeiro passo a ser feito é entender qual é o tipo de atividade comercial que você vai desenvolver. Depois de definido, o ideal é organizar o modo como será feita a divulgação dos seus produtos ou o que é oferecido. É importante não embaralhar o seu perfil particular com o perfil do seu empreendimento.


Imagine você fazendo as postagens do seu dia a dia misturada com a venda de um produto. Além de ficar meio confuso, visualmente não chega a ser agradável e tira um pouco a credibilidade. O melhor a ser feito é criar dois perfis. Veja a diferença.


Perfil particular

  • Está relacionada com a sua intimidade;

  • Você seleciona quem pode visualizar suas publicações;

  • Não condiz com uma atividade profissional;

  • Suas postagens não precisam ser constantes;

  • Não precisa ser nada direcionada a algum público.


Perfil de negócios

  • Se a intenção é vender, o perfil é aberto;

  • As postagens são relacionadas à sua oferta;

  • Relacionamento direto com o cliente;

  • Postagens organizadas e frequentes;

  • Alcance maior de público;

  • Credibilidade.


Depois de estabelecido o perfil, é hora de agregar valor.


Minha marca nas mídias sociais


Vamos pegar como exemplo de negócio a venda de cadernos artesanais no Instagram. Você tem um produto, atinge um determinado tipo de público e é hora de divulgar a sua marca.


Como é um produto específico, suas publicações estarão relacionadas à venda de seus cadernos, ou seja, quem visitar a sua página não irá encontrar nada relacionado à uma viagem de férias na praia. Assim, tudo o que será postado diz respeito à encadernação, é objetivo e cria autoridade na sua proposta.


Criando um perfil específico de empreendedor, como no Instagram Business o próprio aplicativo traz algumas ferramentas que facilitam suas vendas onde você personaliza os conteúdos, consegue acompanhar qual é o fluxo de visitas e quantas pessoas passaram pela sua página, cria etiquetas de preço, etc.


Direcionando aquilo que é oferecido, dentro de um lugar específico, você ganha mais confiança, engajamento e exclusividade para a sua marca.

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