Como ser criativo e inovador nos negócios


Mulher usa ferramenta para medir um protótipo de capacete
Criar e inovar para evoluir

Você já se perguntou como ser criativo e inovador nos negócios? Pois bem, essa é uma dúvida muito comum quando se tem um investimento. Depois de um tempo, é preciso continuar a ser relevante para o seu público, seus clientes, sua audiência.


Saiba que não é tão difícil assim, porém, é preciso manter o foco e ser persistente. Entender que os meios tecnológicos estão se desenvolvendo cada vez mais. Sabendo disso, com vontade e direcionamento você pode dar novos rumos ao seu empreendimento.


Veja a seguir!


Pergunte: eu sou uma pessoa criativa e inovadora?


Ser uma pessoa criativa e inovadora no mundo dos negócios não é uma coisa fácil. Contudo, não é preciso ter ideias mirabolantes. Entenda qual o seu potencial. Analise se você está fazendo uma boa gestão de negócios.


Tenha claro como o seu empreendimento está sendo direcionado. As metas estabelecidas estão sendo atingidas? A partir daí é que terá uma base para pensar diferente.


Mas, o que é pensar diferente?


Antes de tudo, tenha claro quem é o seu público-alvo. Com isso, será mais fácil saber que direção tomar. Com o público-alvo definido, você tem a perspectiva certa. Vamos ver um exemplo.


Se o seu público é infantil, quais são os gostos do momento? Faça uma pesquisa para conhecer quais os gostos deles. Pergunte para os pais, veja na TV, pergunte aos amigos. Tendo as informações em mãos, você vai conseguir projetar o seu trabalho.


Se você tem um comércio de roupas, veja quais desenhos estão na moda, quais filmes as crianças estão assistindo. Essas roupas, camisetas no caso, podem vir com a estampa de um personagem ou frases do momento. Use as redes sociais como ferramenta de pesquisa e faça a divulgação a seu favor.


Não tenha medo de errar


É através da experiência que nós aprendemos. O erro pode ser um grande aprendizado. Não tenha medo de errar. Com ele, você tem a possibilidade de conhecer algumas vulnerabilidades e superá-las.


Se algum investimento que você fez, por acaso não deu certo, entenda quais foram as falhas e corrija. Provavelmente, não acontecerá de novo. Esse é um momento de crescimento e ganho de sabedoria.


Tenha uma visão para o futuro para saber quais as novas tendências. Mas sempre dando uma espiada para o passado, para não errar nos mesmo pontos. Você é uma pessoa empreendedora.


Seja uma pessoa atualizada e informada


Temos a tecnologia a nosso favor. Pelo celular ou computador, é possível assistir vídeos sobre inovações. O Youtube é uma plataforma com várias palestras e dicas de como usar a criatividade. Sites e blogs com matérias sobre criação e inovação também são lugares de novas ideias.


Aprenda com as redes sociais. A todo momento elas estão se adaptando às mudanças que ocorrem na sociedade. Perceba quais caminhos eles seguem. Acompanhar essas mudanças de comportamento mostra que você sabe o gosto das pessoas.


Não tenha medo de pensar diferente. Sair da zona de conforto trará um diferencial. Veja como as grandes marcas atuam. Inspire-se nelas.

Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.


Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.


Posts recentes

Ver tudo