Como fazer a gestão financeira do seu negócio?


Organização é um ponto chave para o seu empreendimento


Você tem dúvidas de como deve ser feita a gestão financeira do seu empreendimento? Já chegou a se perder na hora de fazer a contabilidade do seu negócio e viu que as contas não batiam? Isso pode ser mais simples do que parece, é só uma questão de organizar e colocar cada coisa em seu lugar. Vamos ver como isso é possível.


O que é gestão financeira?


É um conjunto de estratégias para garantir os resultados econômicos e financeiros de um negócio, seja ela uma microempresa ou uma grande empresa. Também vale para a sua própria organização pessoal, do dinheiro da sua economia particular.


A partir do momento em que você ganha dinheiro é preciso fazer um controle para que, no fim do mês, sua economia não saia fora do padrão necessário para pagar as contas e fazer as compras da casa. É a mesma coisa quando você tem um empreendimento.


Vamos ver agora porque é necessário ser feita essa gestão para que seu investimento gere resultados.


Por que é importante para o microempreendedor?


Ter um planejamento é fundamental para que você consiga entender todos os caminhos que seu dinheiro está seguindo. Assim, você vai conseguir prever os gastos futuros e se organizar para manter e poder elevar seus lucros futuramente. Por isso, é preciso ter disciplina.


É mais fácil do que parece. Manter um negócio tem seus altos e baixos e pode acontecer imprevistos no meio do caminho. Mas quando você consegue fazer a administração das finanças, você estará mais preparado(a) para esses imprevistos.


O material necessário para isso você tem, um papel e caneta já é suficiente. Mas também existem aplicativos para ajudar a organizar seu orçamento.


Entenda agora como planejar seu investimento.


Como fazer a minha gestão financeira?


Vamos imaginar que você é uma costureira e precisa organizar o seu micronegócio. Para não ficar sem saber o quanto realmente gastou, o quanto ganhou e se vai ter um dinheiro sobrando no fim do mês, o primeiro passo a se tomar é fazer uma planilha mensal. Como isso funciona?


Por exemplo, em uma folha de papel faça um modelo de calendário com o mês, os dias da semana e as datas. Esse calendário vai ajudar você a ter o controle do seu fluxo de caixa, ou seja, o quanto de dinheiro entra e sai por mês. Nesse calendário mensal você vai marcar os dias, a quantidade e os valores que:


  • Comprou de tecido;

  • Comprou de linha;

  • Comprou de botão e zíper;

  • Produziu de roupas;

  • Roupas que vendeu.


Você também vai ter que anotar os gastos com luz, água e telefone. Registrar tudo o que entra e sai, vai permitir analisar o que acontece no dia a dia do seu negócio. Com uma programação mensal, será possível saber o quanto tem de produto estocado e o que vai ser preciso comprar.


Com esse tipo de organização será mais fácil tomar decisões e reservar um dinheiro para eventuais problemas que possam surgir como a manutenção da máquina de costura ou no investimento de uma máquina melhor. A organização vai permitir que você alcance objetivos consistentes e siga com a sua missão.


Essa é uma forma de planejamento sustentável e a garantia de uma gestão financeira eficiente que você estará preparado(a) para tomar decisões conscientes.


Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais e veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão. Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.


Posts recentes

Ver tudo