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Como desenvolver a storytelling da sua marca

Sabemos a importância da representação de uma marca. Agora, saber como contar sua história é uma coisa muito importante. É isso que uma boa storytelling pode fazer. Ajudar a envolver o seu conceito despertando o interesse pela marca.

Para que tudo isso aconteça, é preciso entender o seu significado e como desenvolver uma história envolvente e verdadeira.

Confira a seguir como tudo acontece!

O que significa storytelling?

O significado de storytelling nada mais é do que arte de contar histórias. Se bem desenvolvida, ela narra, de forma didática, toda a jornada de uma pessoa, uma empresa ou, até mesmo, um produto.

Por isso, ela precisa comunicar-se com o público-alvo e criar uma identificação. Existem muitos recursos e técnicas para isso ser feito e é mais antigo do que parece.

Para se ter uma ideia, o poema épico Odisseia, do século IX a.C., do poeta grego Homero, é um exemplo. Nele, o autor narra a história de Ulisses que foi lutar na guerra de Tróia por dez anos e que também levou dez anos para voltar para sua casa.

Claro que a história de uma marca não precisa ser tão longa assim, rsrs… cada história tem as suas nuances.

Vejamos, então, como se constitui uma narrativa de história.

Quais as características da storytelling?

Assim como a importância do branding de uma marca, contar uma boa história precisa ter alguns requisitos. Para que ela consiga ser interessante, envolvente e persuasiva, são necessárias algumas características:

  • uma personagem;
  • um ambiente;
  • um conflito;
  • uma mensagem.

 

Depois de elaborado esses pontos, é hora de desenvolvê-los.

Personagem

Pode ser uma pessoa, uma marca de um empreendimento, um produto.

Ambiente

As possibilidades são as mais variadas como: o escritório, a praia, uma cidade, etc.

Conflito

Quais foram as dificuldades até que tudo pudesse estar finalizado. Quais foram as objeções e desafios enfrentados.

Mensagem

Qual a mensagem que essa marca quer passar? É de confiança, alegria, resolve um problema, apresenta soluções, traz esperança…

Dependendo do tipo de história que a marca conte, ela pode gerar impacto social e trazer mudanças significativas para a sociedade. Então, é preciso estabelecer quais as metas pretendidas.

Onde buscar referências?

Muitas referências são fáceis de encontrar em livros:

  • O herói de mil faces, de Joseph Campbell;
  • Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança, de Carmine Gallo;
  • Storytelling: histórias que deixam marca, de Adilson Xavier.

 

Filmes:

  • Star Wars;
  • Toy Story;
  • Monstros S.A.

 

Comerciais:

  • Dove: Retratos da Beleza;
  • Always: Like a Girl;
  • Itaú: Hilário, muito mês para pouco salário.

A lista é muito extensa, mas já dá para começar por esses exemplos citados. O importante é você saber direcionar a sua história com uma mensagem verdadeira e cativante.

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