Como definir o meu público-alvo?


Pessoa falando fazendo uma palestra, como definir o seu público-alvo.
Defina quem é o seu público-alvo

Uma das primeiras coisas a serem feitas quando você tem um negócio, é definir quem será o seu público-alvo. Isso vai ajudar a determinar quais estratégias serão utilizadas para atingir pessoas a que o seu produto é destinado.


Então, permitirá que o seu alcance chegue com objetividade e satisfaça os desejos dos seus clientes. Vejamos.


O que é público-alvo?


Quando você define qual será o seu segmento de mercado, saber a quem ele se destina é bem fácil. Porém, deve-se tomar cuidado para que não se perca o rumo. Como isso funciona?


Se você tem um empreendimento no ramo de bebidas, o público pode ser só de adultos ou um em que a faixa etária seja de crianças até adultos.


Veja um exemplo. Se o seu comércio é de cachaças artesanais, a venda é destinada a quem é maior de idade. Se for uma adega, poderá vender água, refrigerantes e sucos.


Perceba que o alcance de atendimento aumentou, como crianças e quem não gosta de bebidas alcoólicas.


Entendeu como são públicos distintos? Vejamos.


Qual é o grupo-alvo do meu negócio?


Definido qual é o ramo dos seus serviços, você pode fazer uma lista para ter como base de como irá atuar.


Faça lista simples. Os potenciais clientes classificandos por idade, sexo, escolaridade, renda mensal, se é uma pessoas solteira ou casada, se tem filhos, etc.


Essas escolhas ajudarão na hora em que for feita a ação de marketing. Ou seja, se o seu empreendimento é de roupas femininas, toda a publicidade e relacionamento será voltada para esse setor.


Se o seu negócio é de jogos de videogame, ele será direcionado à comunidade que tem afinidade com essa cultura.


Existe um grupo de clientes em que você quer chegar e apresentar seus produtos. Entendê-los é essencial para atingir seus objetivos. Como resultado, é possível delimitar seu público com uma persona. Confira.


Qual a diferença entre público-alvo e persona?


Quando se fala em persona a diferença está em que ela tem uma identidade própria. É definida por gênero, idade, escolaridade e profissão. Vamos conhecer algumas diferenças.


PÚBLICO-ALVO (é mais abrangente)

  • Gênero indefinido;

  • Idade - de 20 a 35 anos;

  • Escolaridade variável;

  • Profissão indeterminada.

PERSONA (é mais específica)

  • Gênero definido - mulher;

  • Idade específica - 30 anos;

  • Escolaridade - ensino superior;

  • Profissão - arquiteta.

A partir do momento em que você estabelece qual será o seu nicho de mercado, como resultado, saberá qual será o seu tipo de cliente.


O próximo passo será estabelecer um bom atendimento para ter um relacionamento direcionado.


Como personalizar o atendimento ao consumidor?


Depois de estabelecer quem serão os compradores dos seus produtos, mantenha um bom relacionamento com eles.


Faça perguntas como: Estão gostando do atendimento? Estão satisfeitos com o que oferecemos? Você tem alguma sujestão para melhorar-mos o atendimento?


Boas práticas com o seu público-alvo, ajudarão você a oferecer mais qualidade e melhor atendimento.


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