5 dicas para você microempreendedor(a)



Legenda: "5 incríveis dicas para você aplicar no seu micro negócio"

Caro amigo (a) empreendedor (a) a nossa jornada é longa não é? Muitos desafios, muitas alegrias. Estamos mais uma vez aqui para ajudar você dando dicas para manter seu micro negócio de pé. Pois é, isso que a gente quer, seu micro negócio dando frutos que possam ser colhidos no futuro.


Aqui vão algumas dicas que são fundamentais para a manutenção do seu micro negócio.


1-Mantenha-se atento a questão financeira


Uma das questões cruciais para manter o negócio de pé, é ter um bom planejamento financeiro. Saber o quanto entra, quanto sai são essenciais até para saber se você não está ficando no vermelho.

Não precisa de muita coisa para se planejar, uma planilha bem simples já pode ajudar. E outra coisa, muito importante, separe a pessoa jurídica da pessoa física. Nunca é bom misturar as coisas.


2-Conheça seu segmento


Conhecer as empresas do seu segmento é essencial também, identificar as características de cada negócio, por exemplo: Um bar é diferente de um supermercado, o tipo de cliente é diferente.

Entender do seu mercado consumidor, para conseguir saber das necessidades do seu cliente é fundamental para um micro negócio.


3-Investir na venda online e delivery


Investir na presença digital do seu micro negócio pode fazer uma baita diferença, oferecendo vendas online e entregas a domicílio, se o segmento em que atua permitir.

Convém desbravar esse mundo da internet, ampliando sua rede de contatos que poderão ser seus futuros consumidores.


4-Se profissionalize cada vez mais


Uma das coisas mais importantes para um melhor atendimento, e aumentar o leque de competências, com certeza é a qualificação. Aprender uma nova forma de fazer as coisas, um jeito diferente de fazer um bolo que possa economizar mais, um corte novo de cabelo que você viu que está na moda.

Tudo isso passa por uma qualificação, sempre é necessário estar atento a isso e sempre evoluir.


5-Priorize a satisfação do cliente


Procure sempre melhorar o atendimento ao cliente, pois ele é a razão do seu negócio. Ouça as críticas, procure entender e conversar com seus clientes, tenha empatia com eles, pense como os seus produtos ou serviços podem solucionar esses problemas.

Elenquei alguns pontos que podem ser fundamentais na manutenção do seu micro negócio, mas com certeza há mais, muito mais. É necessário se planejar, para evoluir sempre com seu micro negócio, até por que você quer construir algo maravilhoso, não é?

Venha com o Instituto Dom que a gente te ajuda nisso.


Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais e veja como apoiamos micro empreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão. Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.




Posts recentes

Ver tudo