Saiba quais são os 5 pilares básicos de gestão de micronegócio


Duas mulheres conversando sobre micronegócio
Gestão de micronegócio

Você sabe fazer a gestão do seu micronegócio? Sabia que para conseguir bons resultados, manter uma boa organização administrativa é fundamental? Mas, é mais fácil do que parece. É só uma questão de alinhar a sua proposta com seus objetivos.


Contudo, coloque no papel e visualize seu plano de negócios. Assim, você terá uma perspectiva melhor do que fazer e para onde seguir.


Conheça agora os 5 pilares básicos que farão a diferença no seu empreendimento. Veja como eles estão interligados.


1. Gestão financeira


Essa é a parte em que você tem que colocar os valores no papel. Somar os ganhos e os gastos. Ou seja, manter um fluxo de caixa equilibrado.


Coloque em uma planilha todos os valores como contas a pagar e o que tem a receber. Esse é um planejamento para que você não tenha surpresas no fim do mês.


Faça uma reserva financeira para futuros investimentos. Invista em seus produtos e em você. Atualize-se com cursos, por exemplo. Isso é parte fundamental para ter um bom crescimento.


2. Organização Administrativa


Para que o seu micronegócio tenha eficiência tanto na parte interna como na externa, guie-se por alguns pontos. Isso será responsável por um controle estratégico futuro.


Divida por etapas, veja o exemplo:

  • Plano de negócio;

  • Marketing;

  • Finanças;

  • Logística;

  • Atendimento ao cliente.

Esses pontos devem caminhar juntos e precisam estar alinhados para que o seu empreendimento siga no rumo certo.


Tenha uma boa logística para a sua microempresa e você vai perceber que administrar será mais fácil.


3. Marketing


Como você vende o seu produto? Quais estratégias está usando? Está tendo resultados? Ter um plano de marketing digital ajudará a dar mais visibilidade e, consequentemente, melhores retornos.


Está relacionado a como você apresenta seus produtos e como você se relaciona com o cliente. Construir a sua marca é mostrar o que você tem a oferecer e que vai resolver os problemas de quem quer comprar.


Divulgar aquilo que você oferece, de forma coordenada, planejada, é primordial e atrairá seu público consumidor.


4.Vendas


Se você estruturou o seu plano de marketing e ele está funcionando, suas vendas darão certo. Por isso, tenha uma boa organização ao apresentar seu produto. Se for uma venda online, deixe uma descrição clara daquilo que é oferecido. Quais são as condições de venda e entrega. Se tem garantia e como funciona.


Agora, se for vender pessoalmente, converse com o cliente, informe e esclareça todas as dúvidas.


Seu produto precisa estar alinhado com uma boa logística para chegar ao comprador rapidamente. Busque parcerias para que você tenha mais autonomia.


5. Atendimento ao cliente


Por fim, e não menos importante, o atendimento. Pense em você como um cliente. Como você espera que seja o atendimento? Esse é um ponto chave para o sucesso do seu micronegócio. Saiba quem é o seu público-alvo.


A experiência do cliente é a chave do negócio. A atenção deve ser voltada para ele. Desde o momento em que há uma dúvida sobre o produto até depois de adquiri-lo. Se tiver um bom atendimento ele volta a comprar.


Dedique tempo para aprender sobre como fazer bons atendimentos. Ouça o que ele tem a dizer. Pergunte. Esse relacionamento só trará benefícios.


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