5 dicas de empreendedorismo para o seu negócio crescer


Mulher sentada com o computador na mesa empreendendo
Empreendedorismo e crescimento

Quer saber 5 dicas de empreendedorismo para o seu negócio crescer? Como ter algo de diferencial em meio a negócios parecidos? Você já se perguntou se está seguindo um objetivo ou só abriu um negócio e está tocando?


Saiba que é preciso que você tenha claro quais as suas metas e onde você quer chegar. Contudo, no início pode ser um pouco difícil, mas nada que você não possa contornar. Veja agora essas dicas e entenda quais os pontos que você pode melhorar.


1. Coloque as sua ideias de empreendedorismo no papel


Em primeiro lugar, coloque tudo no papel todas as suas ideias sobre o seu empreendimento. Em seguida, separe essas ideias por temas. Deixar visível, escrito na sua frente, ajuda na prática da ação.


Não só fica tudo mais organizado, como também a sua mente abre espaço para outras ideias. Seu perfil e competências encontrarão mais agilidade e você será uma pessoa mais focada.


Esse será seu diferencial, enquanto outras pessoas se perdem nas ideias. Ver o que você quer fazer, ajuda a lembrar.


2. Defina suas metas


Logo após organizar suas ideias, será preciso fazer algumas perguntas básicas. Essas questões vão ajudar a definir quais caminhos você vai seguir com o seu negócio. São elas:

  • O quê?

  • Quem?

  • Quando?

  • Como?

  • Onde?

  • Porquê?

É por meio desses questionamentos que você vai saber quem é o seu público-alvo. Com a finalidade de obter respostas, seu empreendimento terá mais agilidade em solucionar problemas.


Com as metas definidas, é hora de dar o próximo passo.


3. Aproveite as oportunidades


Muitas vezes uma oportunidade está na nossa frente, mas não percebemos. Pode ser uma oportunidade de negócio ou fazer um curso de aperfeiçoamento. O importante é manter atenção às novas possibilidades.


Se uma proposta para fazer uma parceria surgir, analise esse cenário. Essa oportunidade pode ser um novo rumo a fim de expandir o seu comércio. Contudo, sempre examine com atenção.


Uma oportunidade pode não aparecer duas vezes.


4. Sai da zona de conforto


Esse ponto pode parecer meio assustador, mas é essencial para obter novos resultados. Não tenha medo do desconhecido. Enfrente novos desafios. Só para exemplificar, pense nesses pontos:

  • Veja por outro ponto de vista;

  • Com acomodação, não existe mudança;

  • Desafie-se;

  • Experimente coisas novas.

A evolução pessoal e empresarial só vem quando você rompe barreiras. Quais são os seus limites? Vá além deles! Precisa fazer uma nova gestão de negócios? Siga em frente.


Lembra das parcerias? Essa é uma opção que pode ajudar você a se orientar.


5. Mantenha contato


Por fim, não esqueça de manter contato. Sabe o ditado "quem não é visto, não é lembrado". Então, você precisa se relacionar com os seus clientes, com os seus fornecedores. As redes sociais são uma ótima vitrine de comunicação.


Faça uma lista das pessoas e empresas que são importantes para o seu empreendimento. Converse com eles, mas não seja uma pessoa exagerada. Saiba quais os limites para manter um bom relacionamento. Não seja insistente. Seja gentil.


Fortaleça o relacionamento. Mande mensagens de novidades e de agradecimentos. Coloque em um calendário para que seja uma coisa controlada e não invasiva. Você terá bons retornos.


Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão. Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.


Posts recentes

Ver tudo